
Quantas vezes não pensamos em desistir frente as dificuldades encontradas na caminhada cristã, no seguimento de jesus.
Outras vezes até pensamos que o senhor nos abandonou e oscilamos na fé. Desistimos de ser de quem somos e caimos na cilada mais comum e destruidora do diabo: O desânimo.
E o que é alguém desanimado? A palavra já diz bem: "des-animado". É como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou. A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem,entusiasmo, vivacidade.
Por isso é ele uma arma terrível de autodestruição que vai matando aos poucos. Muitas pessoas vão apagando a chama do amor ao projeto de Deus, ficam com a alma morta. Entregam-se ao conformismo. Como resultado: ficam tristes, abatidas, deprimidas.
Tudo isso que vai sendo introjetado pelo mal, levando os Filhos do Altíssimo a desistirem do Caminho, nada mais é que do que satanás que se levanta contra os filhos de Deus para arrasar, enganar, prejudicar e impedir que seja fecunda a semeadura da palavra de Deus. Que seja vivo o testemunho do Amor que da á vida e liberta-nos da opressão.
Talvez você tenha sido vítima dessa ferramenta infernal e até pensava que diante dos fatos tinha o direito de ficar assim. E, desanimado, dizia, mesmo redundante: “Como não ficar desanimado diante desta situação?”
Quantas pessoas caíram no desânimo, diante de problemas no casamento, das diversas perseguições, da falta de fraternidade, problemas com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades?
Quanta gente se destruiu por causa do DESÂNIMO. Ele pega fácil como resfriado. Por isso é preciso reagir imediatamente. O desânimo pode pegar você, mas você não pode deixar que ele se instale. O resfriado se não curado vira doença crônica e que leva a morte, a destruição.
Deste modo é preciso combater todo esse espírito arrasador que devora, devasta, destrói. É preciso desarmar essa bomba que já levou muitos cristãos a abandonarem a Igreja, a Jesus Cristo. Proclamar a vitória a Jesus, "pois nada poderá nos separar do amor de Deus.
Assim , o meio mais eficaz é lançar-se aos pés de jesus, entregar-se em suas mãos, lembrando que não depende só dele, mas também da nossa cooperação, do querer e abrir-se aos designios do pai, que não desampara, mas que protege o seu povo.
É Ele o guarda de Israel que não dorme e nem cochila.É ele que está a nossa direita e nos guarda sob a sua sombra, como já rezava o salmista. "Javé guarda você de todo o mal, ele guarda a sua vida. Guarda suas entradas e saìdas, desde agora e para sempre". (Sl 121)
Por isso discípulos de Jesus, travemos esse combate. Não nos deixemos enganar e nem desanimar. A nossa luta é árdua. O nosso caminho é de cruz, mas a vitória é certa.
A vitória já nos foi dada, Já fomos justificados. O que cabe a nós é assumir aquilo que o Senhor para nós reservou. Sem desânimo e sim, animados pelo Espirito da Verdade que nos conduz!!